MSharpen

Abstrato

autor: Donald A. Graft
versão: 1.10 beta 2
download: http://neuron2.net/mine.html
categoria: Sharpen/Soften Plugins
requisitos: YV12 & YUY2 & RGB Colorspace

Descrição

Este plugin para Avisynth implementa um conceito incomum aguçamento de espaço. Embora projetado especificamente para anime, trabalha muito bem em vídeo normal. O filtro é muito efetivo no aguçamento de extremidades importantes sem amplificar ruídos.

Esta versão de MSharpen requer a versão Avisynth 2.5 ou além. O filtro trabalha com RGB32, YUY2, ou entradas YV12. No espaço YUY2 aguça só o canal de luminância. Nos espaços RGB e YV12 aguça todos os três canais de cor. Se você quiser aguçar só luminância de material fonte RGB ou YV12, use ConvertToYUY2() e então converta novamente se desejar. A cor é incluída em todos os espaços e na detecção de detalhe.

A justificação para o filtro é simples. A maior reclamação sobre Unsharp Mask (por exemplo) é que fixando a força bastante alto para aguçar extremidades importantes, também amplifica ruídos e pequenos detalhes. MSharpen resolve este problema efetivamente detectando áreas de extremidades importantes e aguçando só essas áreas. Você fixa primeiro o parâmetro 'threshold' de forma que as extremidades desejadas sejam selecionadas. Então você fixa a força de aguçamento. Você as pode fixar bem altas sem ampliar ruído ou finos detalhes (porque o mapa de extremidade é usado para mascarar o aguçar).

Sintaxe da Função MSharpen

MSharpen usa parâmetros nomeados. Isso significa que você não tem que preocupar sobre a ordem dos parâmetros e simplesmente pode recorrer a eles através de nome e colocá-los em qualquer ordem na lista. Se você omite um parâmetro ele pega seu valor padrão. Por exemplo, se você quer rodar MSharpen com uma força de 100 e depurar habilitado, você simplesmente pode dizer:
MSharpen(strength=100, debug=true)

São permitidas quaisquer combinações e ordens de parâmetros nomeados. Porém, lembre-se que sempre deve incluir parênteses vazios se não especificar nenhum parâmetro.

Você também pode usar sintaxe de posição normal sem os nomes se você preferir. A ordem de parâmetro correta é:

MSharpen (clip, int "threshold", int "strength", bool "highq", bool "mask", bool "debug")

Assim você pode usar:

MSharpen(15, 100, true, false, false)

Como Mudar os Valores Padrões

Se você não gosta dos padrões como documentado abaixo, pode fixar os seus próprios. Para colocar os seus, primeiro crie um diretório de plugins Avisynth e registre. Você o registra pondo as linhas seguintes em um arquivo de texto 'plugin.reg', mudando o caminho ao apropriado e clicando com o direito no ícone do arquivo e selecionando 'Merge', Fundir.
REGEDIT4

[HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Avisynth]
"PluginDir"="d:\\avisynthplugins"

Depois, crie arquivos padrões como exigido no diretório de plugins. Por exemplo, para fixar o highq=false padrão para MSharpen(), faça um arquivo chamado MSharpen.def e ponha esta linha:

highq = false

Você pode listar tantas tarefas de parâmetro quanto quiser, uma por linha. Os não especificados assumem os valores dados abaixo. Claro que você sempre pode anular os padrões em seus escritos, quando invocar as funções. NOTA: As linhas no arquivo não devem conter qualquer espaço ou tabulações.

A seguir a sintaxe para MSharpen (substitua parameter_list com sua lista de parâmetros nomeados, separados por vírgula):

MSharpen(parameter_list)

threshold (0-255, padrão 10): Este parâmetro determina o que é detectado como detalhe de extremidade e assim é aguçado. Para ver que áreas de extremidades detalhadas serão aguçadas, use o parâmetro 'mask'.

strength (0-255, padrão 100): Esta é a força do aguçar a ser aplicado às áreas de detalhes de extremidade. Só é aplicado como determinado pelo  parâmetro 'threshold'. Força 255 é o aguçar mais forte.

mask (true/false, padrão false): Quando fixo true, as áreas a serem aguçadas são mostradas em branco contra um fundo preto. Use isto para fixar o nível de detalhe a ser aguçado. Esta função também faz um filtro básico de detecção de extremidade.

highq (true/false, padrão true): Este parâmetro o deixa negociar aceleração pela qualidade de detecção de detalhe. Fixe true para a melhor detecção de detalhe. Fixe false para velocidade máxima.

debug (true/false, padrão false): Este parâmetro habilita depurar a saída à utilidade DebugView. Atualmente, só a versão do filtro é produzida.

Copyright

Copyright (C) 2003, Donald A. Graft, Todos os direitos reservados.
Feedback/inquiries to neuron2@attbi.com.

Para Atualizações e outros filtros / ferramentas, visite meu web site:
http://neuron2.net/

$Date: 2006/03/26 18:11:53 $ Portuguese translation by RoLon